Você precisa de cerimonialista?

12/01/2017 Categorias: , , , ,

Olá, amigos da Summer! Tudo bem?

Começamos 2017 com tudo! Será uma honra participar de tantos casamentos e festas bacanas neste ano que se inicia!

Neste post convidamos a nossa querida amiga Carol Falcão – Assessoria e Cerimonial para falar um pouco da importância de uma (boa) cerimonialista para seu evento. Esse é um daqueles assuntos obrigatórios para noivas, pais de debutantes e profissionais de eventos. Espero que vocês gostem tanto quanto eu! Um forte abraço! Felippo.

******************

Muitas noivas desconhecem a importância de um cerimonial na organização prévia e na coordenação do dia do seu casamento. Por isso, recebi a missão de resumir para vocês aqui. E resumir tudo que esse profissional faz não é fácil.
Cerimonialistas não são somente para o dia. Uma noiva ciente disso aproveita muito melhor o investimento da sua festa se o cerimonial for o primeiro fornecedor a ser fechado. Se você não tem ainda nem mesmo uma data ou um local, esse profissional pode te ajudar na escolha de uma que melhor se adeque as suas necessidades.

Vamos a um exemplo para ajudar: Você faz aniversário de namoro em março e por isso resolveu usar esse mês para se casar. Além disso, seu sonho é casar na praia. Vê algum problema até aí? Em teoria não há, tirando o fato de março ser o mês mais chuvoso do verão! Um profissional que está acostumado com a rotina de casamentos terá mais visibilidade para ajudar a escolher uma data que combine com o casal e atenda às necessidades que o tipo de evento escolhido exige.

Passamos para o ponto escolha dos fornecedores, dentre eles, casa de festas. Ter um cerimonialista ao seu lado que antes de iniciar a busca de fornecedores faça um planejamento financeiro do seu evento é primordial. Só com um planejamento você vai saber quanto gastar em cada item, e assim, a busca de fornecedores para seu evento se torna mais simples: você já sabe o estilo que te atrai e o quanto pode gastar, então basta filtrar e encontrar aqueles que te atendam. Quando você escolhe sua casa de festas e qualquer outro fornecedor, se você souber quanto pode investir em cada item, a negociação se torna muito mais fácil e evita que no fim você e seu noivo gastem mais que com o imaginado na festa.

Alguns produtos e serviços devem ser fechados antes que outros, devido à disponibilidade de data, valores e parcelamento, etc. Por isso sua cerimonialista criará para você uma agenda de coisas a serem feitas mês a mês, organizadas em ordem de prioridade e de acordo com sua necessidade financeira. Mês a mês você terá um passo a passo do que fazer! O ideal é que os serviços e produtos sejam apresentados a noiva com pelo menos 3 a 5 opções que se enquadrem dentro de suas buscas. Pode ser função também da sua cerimonialista, negociar com os fornecedores e obter melhores condições para sua noiva.

Por mais que você seja organizada, veja milhares de vlogs e leia vários blogs sobre o assunto casamento, você noiva, só casa uma vez. A cerimonialista ‘casa’ quase todo final de semana. Ela conhece os problemas do mercado de eventos, as estratégias de venda casada, todos os problemas que podem ser evitados. Ela está dentro do ramo e sabe aonde te orientar. Ela pode e deve ser os olhos de suas clientes, por isso é fundamental uma relação de confiança.

Já organizou praticamente tudo para seu casamento e ao ler isso bateu aquele desespero? Calma! O serviço, se contratado posteriormente, deve analisar e rever todos os contratos já fechados pela noiva, verificar a qualidade de todos os fornecedores e levantar os possíveis problemas para já resolver. A experiência e a prática permite que o profissional de cerimonial veja algumas pendências que a noiva não imaginava existir e corrigir previamente, o que no futuro viria a ser um problema.

Passando o momento de produção do grande dia, o cerimonialista partirá para organização do mesmo. É a hora de criar cronogramas e detalhes para que tudo o produzido saia de acordo com o sonho da noiva. Tudo que foi criado e combinado para melhor organizar a festa, deverá ser passado a todos os fornecedores envolvidos. Por isso é importante que sua cerimonialista entre em contato e se apresente a todos os fornecedores, passe a agenda do evento e tire dúvidas. Nesse momento já está muito perto da data, a noiva já está ansiosa demais e pode delegar a cerimonialista todas as funções de organização para esse grande dia.

No dia o cerimonial se torna o maestro de uma grande orquestra, coordenando os músicos para realização de uma sinfonia perfeita. O cerimonial irá analisar e verificar o serviço de todos no dia, verificando se os trabalhos estão sendo executados com maestria e conforme contratado. Além disso, se torna o responsável pela execução correta e pontual da agenda e cronogramas criados para o dia. Abrir a porta da igreja e ajeitar a calda do vestido é somente um mero detalhe de todo o cuidado que a equipe de cerimonial tomará com os noivos durante todo o cortejo e festa.

E o trabalho não acaba com o fim da festa! No pós evento o cerimonial deve dar um feedback aos noivos informando se os serviços foram executados com a qualidade correta. O ideal é que este seja dado aos fornecedores envolvidos no dia.

Ufa! E isso é só um resumo! E aí, noiva!? Você precisa ou não de uma cerimonialista?

Carol Falcão – Assessoria e Cerimonial