Daminhas e Pajens – Especial Dia das Crianças

11/10/2017 Categorias: , , ,

Olá amigos da Summer!

Estamos em outubro (jura? rs)! E como vocês bem se lembram, através das fotos dos amigos que de repente se transformaram em versões miniatura de si mesmos nas redes sociais, é o mês das crianças!

Este pode até ser o mês delas, mas a inocência e leveza dos pequenos é lembrada durante o ano inteiro em casamentos pelo mundo: As Daminhas e Pajens são sempre uma parte importante do cortejo. A origem da tradição é incerta, mas existem duas boas teorias:

A primeira data da era feudal e conta que nos dias de casamento, as crianças, vestindo suas melhores roupas, vigiavam a entrada da vila à espera da chegada da noiva. Ao avistá-la, elas corriam pela vila avisando a chegada da noiva, para que os demais moradores pudessem prestigiar sua beleza e seu encontro com o noivo na igreja. Assim, iniciava-se o cortejo e a cerimônia tinha início.

A segunda teoria é um pouco mais “moderna”, do século XVI. Ela diz que a tradição teria se originado na Igreja Anglicana, como uma adaptação do cargo de Pajem de Honra que existe até hoje e é recebido por jovens filhos de nobres até 17 anos. Eles têm obrigações religiosas e políticas junto a Igreja Anglicana e a Família Real do Reino Unido, e tinham papel de destaque nas cerimônias. Já as damas eram moças que se vestiam como a noiva, para que os maus espíritos ficassem confusos e não pudessem causar nenhum mal a ela. Na Europa e nos EUA temos também a presença forte das demoiselles, que são damas adultas (normalmente, são as amigas mais próximas da noiva), seguindo esta teoria.

Independente da origem, o que sabemos é que hoje as daminhas e os pajens são uma das partes mais fundamentais (e fofas!) do cortejo! Mas como escolher as músicas ideais para os pequenos sem sair do clima da cerimônia? Bem, a gente aqui da Summer Factory decidiu trazer algumas sugestões para facilitar esta missão. Confira algumas dicas de músicas infantis que sempre emocionam e trazem o clima de inocência e esperança:

Os Pajens são responsáveis por trazer as alianças, e muitas vezes eles fazem o papel de seguranças ou guardiões delas. Neste caso os noivos podem aproveitar o clima de brincadeira e escolher uma trilha de filme, como a de 007, Missão Impossível, O Poderoso Chefão ou até A Pantera Cor-de Rosa! Tudo depende do planejamento do casal e dos papéis desempenhados pelas crianças na cerimônia!

Ainda está em dúvida? Sem problemas! É só entrar em contato conosco através das nossas redes sociais, aqui pelo site ou por e-mail que a gente estará sempre à postos para auxiliar em qualquer detalhe da parte musical da sua cerimônia. 🙂

Obrigada e até a próxima,

Raísa Cabral
Equipe Summer Factory