Como escolher a formação ideal da Orquestra da sua cerimônia

25/08/2017 Categorias:

uma imagem sobre orquestra de casamento

Cada tipo de casamento tem as suas próprias necessidades e para que tudo corra bem e sem nenhum imprevisto, precisamos adaptar nossas escolhas. Às vezes, o que fica melhor numa cerimônia realizada num salão, não será o mais indicado para uma cerimônia realizada na igreja ou ao ar livre, então precisamos ficar atentos quanto a isso. Isso também vai variar de acordo com o tamanho da cerimônia e, consecutivamente, do local onde ela acontecerá.

Existem diversos tipos de orquestra e nós vamos te ajudar a escolher a formação ideal para o seu casamento. Normalmente, a orquestra utilizada nesse tipo de evento é a orquestra de câmara, pois ela é composta por um número menor de pessoas que pode variar de 8 a 20 músicos e é focada em apenas um tipo de instrumento.

Normalmente, em cerimônias de casamento, a orquestra favorita é a de cordas, pois a suavidade desses instrumentos combina muito com esse tipo de evento. Porém, outros instrumentos podem fazer parte da orquestra em conjunto com os instrumentos de corda, principalmente para compor a clarinada da noiva, que é a marca mais registrada do casamento e é executada por instrumentos de sopro.

No caso de bandas menores, precisará acontecer uma adaptação para que todos os instrumentos preferidos do casal sejam inseridos na orquestra, mas se o evento for realmente muito grande, vale a pena contratar formações maiores com arranjos mais completos. Ah, não se esqueça de combinar as músicas escolhidas! Para isso, vocês podem optar por adaptarem as músicas que mais gostam para a orquestra ou então seguirem um repertório clássico característico da própria orquestra.

As dicas que daremos a seguir podem ser totalmente adaptadas para que fiquem dentro do gosto do casal e servem apenar como um guia de sugestões para que vocês usem como um modelo de inspiração. Para uma cerimônia ao ar livre, sugerimos uma formação instrumental que utilize cordas, flauta e algum instrumento harmônico, adaptando as músicas da atualidade para uma versão instrumental, garantindo leveza e elegância à cerimônia.

Se a cerimônia for realizada em um salão, você vai precisar levar em conta o espaço disponível para ser dedicado à orquestra e a acústica do lugar. Dependendo disso, você pode utilizar diversas formações de orquestra, variando do instrumental com solistas ou não até um coral.

Porém, se a sua cerimônia for realizada em uma igreja, os corais são os favoritos entre as escolhas, mas nada te impede de contratar uma orquestra para essa ocasião também. O destaque fica por conta dos clarins, que executam a clarinada da noiva. As catedrais também entram nessa lista, e como são maiores do que capelas e igrejas comuns, permitem que uma formação mais completa de orquestra esteja presente, podendo aumentar também o número de clarins.

Essas são as melhores opções de formação de orquestra para tocar em casamento, mas lembre-se de que o que deve prevalecer sempre é a sua vontade e o seu gosto, então não deixe de adaptar as sugestões trazidas aqui com as suas músicas preferidas e aproveitar muito o seu casamento!